PALAVRA DO DIRETOR
É com alegria que partilhamos os avanços do trabalho da Missão Aliança no Brasil no ano de 2015. Esse relatório é, também, uma expressão concreta do nosso compromisso com a ética e a transparência na gestão dos nossos recursos.
Seguimos desenvolvendo nossas ações a partir de um pequeno escritório de representação na cidade de Curitiba, com uma equipe enxuta e eficiente. Acreditamos que, articulados em rede, podemos causar um grande impacto com uma pequena estrutura (75% dos nossos recursos são investidos nas comunidades onde atuamos). Trabalhamos para que os recursos mobilizados pela Missão Aliança chegassem à base, onde estão os nossos parceiros locais e as pessoas mais afetadas pela pobreza.
Sou grato a Deus, à equipe de colaboradores locais, aos companheiros do escritório central na Noruega, aos membros do Conselho Consultivo no Brasil e aos nossos parceiros que estão na linha de frente. Que possamos seguir juntos no cumprimento da missão diaconal que nos foi confiada, manifestando a nossa fé através de atos concretos de amor e de justiça.
Paulo Roberto V. C. Araújo
Representante Ministerial

HISTÓRIAS
Organização e Mobilização
O coordenador do Projeto Missão Morro do Meio, em Joinville-SC, Nilson Weirich, mobilizou um grupo de 15 pessoas da sua comunidade para participar da capacitação promovida pela Missão Aliança na área de prevenção à violência e abuso de crianças e adolescentes – Projeto José – construindo um lugar seguro. Algumas semanas depois do encontro, o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Joinville divulgou um relatório que apontava que o bairro Morro do Meio era o bairro com o maior número de registro de crianças vítimas de abuso sexual da cidade. Logo após essa divulgação, o Nilson reuniu líderes do Grupo de Articulação Comunitária que ele coordena para apresentar essa triste notícia. Diretores de escolas públicas, liderança católica, evangélica, comerciantes, representantes do poder público e da polícia estavam presentes na reunião. Os presentes assumiram o compromisso de criar imediatamente Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente (RPCA).
Uma semana depois reuniram 19 representantes dos diversos setores da sociedade civil organizada, igrejas e secretarias municipais da educação, saúde e defesa social, além do Conselho Tutelar e da polícia militar. Decidiram trabalhar conjuntamente para (1) desenvolver ações voltadas para prevenção da violência, com envolvimento da comunidade; (2) capacitar professores para a percepção da violência e para encaminhar as vítimas para os serviços da RPCA e (3), estimular a comunidade a notificar/denunciar os casos.
Educação – Meio Ambiente
Em 2015 o Green Building Council selecionou um dos nossos parceiros para desenvolver atividades do Green Apple Day – ações de caráter comunitário envolvendo organizações, empresas, pais e estudantes comprometidos em transformar suas comunidades em ambientes mais saudáveis, seguros e sustentáveis. O tema foi “O Ciclo de Vida da Alimentação Sustentável”.
O parceiro contemplado foi o Grupo de Escoteiros do Projeto Dorcas – projeto desenvolvido num dos bairros mais violentos da cidade de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba. A ação contou com a participação de 16 voluntários e 40 crianças. As crianças e adolescentes se organizaram em três equipes, uma para cada atividade relacionada às etapas do Ciclo. Primeiramente, uma delas acompanhou o processo de montagem de uma horta e plantio de diversas mudas de hortaliças. Logo depois, foi a vez da outra equipe preparar o almoço com ingredientes orgânicos, observando assim a importância da qualidade nutricional presente em frutas e verduras e do cultivo livre de agrotóxicos. Enquanto isso, outra turma preparava as lixeiras para coleta de resíduos orgânicos reaproveitando embalagens plásticas. Esta equipe aprendeu que a comunidade pode transformar cerca de metade dos resíduos produzidos em sua casa em adubo orgânico através do processo de compostagem. Por fim, todos puderam provar o delicioso almoço. Ao final, houve um tempo para cada equipe compartilhar com o grupo maior o que havia aprendido.
Essa ação fechou de maneira perfeita o programa anual de formação na área de educação ambiental e alimentar que os educadores do Projeto Dorcas vinham trabalhado com as crianças e adolescentes. Uma boa semente tem sido plantada no coração de cada uma delas. A nossa expectativa é que elas tornem-se multiplicadoras de conhecimento e atitudes em suas famílias e comunidades.
Cooperação com Igrejas
Um dos processos que resulta em muita alegria, satisfação, bênçãos para as pessoas e glória para Deus é o processo em que uma igreja – localizada na periferia de um grande centro, num contexto de pobreza e violência – redescobre a sua vocação diaconal e se dispõe a ouvir os gritos dos mais vulneráveis e a dá uma resposta prática de amor aos que mais sofrem.
Isso é o que vem acontecendo na Igreja Cristã da Família no bairro do Capão Redondo, periferia da cidade de São Paulo. Partindo dos recursos já disponíveis – e subutilizado – um bom prédio onde acontecem os cultos e estudos bíblicos, a liderança iniciou um processo de reestruturação em suas instalações para abrir todos os dias e oferecer para as famílias e comunidade um lugar seguro para as crianças.
Jovens da própria igreja, que tiveram uma oportunidade na infância, de livrar-se do tráfico de drogas, seguir nos estudos e desenvolver-se profissionalmente, sabem que as necessidades diárias de uma criança não podem esperar processos burocráticos intermináveis. “Elas precisam de uma boa alimentação, de um lugar seguro como esse, de alguém para cuidar e aconselhar, hoje!” – afirma um dos líderes da juventude que foi acolhido num momento crítico de sua vida e que teve líderes da igreja como referência para a sua vida.
Assim, em 2014, nasceu o Núcleo de Assistência e Desenvolvimento Integral (NADI), uma organização da sociedade civil de interesse público, que desenvolve o “Espaço Com Viver”. Trabalham articulados com a rede pública de ensino traçando metas para o desenvolvimento cognitivo de cada criança atendida. Mais do que transmitir conhecimentos, a proposta é promover o desenvolvimento humano com base em um modelo que envolve crianças, familiares e membros da comunidade.
O trabalho de fortalecimento de vínculos familiares e comunitário realizado pelo “Espaço Com Viver” traz mudanças expressivas no comportamento das crianças, abre para elas a oportunidade de desfrutar do mesmo crescimento que Jesus teve: “em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e das pessoas”.
GESTÃO FINANCEIRA
Total de
despesas
1.4 milhão
%
Programas
%
Pessoal
%
Administrativo

DEPOIMENTOS
A capacitação para o trabalho com a Bolsa Verde, do Projeto Calçada, foi sem dúvida impressionante e inspiradora. Toda a semana da capacitação, assim como os atendimentos com as crianças aqui no projeto, demonstram resultados muito positivos de restauração da auto-estima das crianças. Nada disso seria possível sem o total apoio da Missão Aliança, pelo que sou muito grato.
Paulo Rafael Moeller Melchiors