A Páscoa é uma celebração que faz parte da tradição judaica, lembrando a libertação do povo hebreu da escravidão do Egito.

Nos evangelhos encontramos o registro de uma ida de Jesus de Nazaré a Jerusalém para celebrar a Páscoa (João 2.12-25). Ao chegar no templo, ele observa que os “donos” da religião judaica haviam transformado aquele lugar, o centro da vida religiosa de Israel, num espaço de exploração dos peregrinos pobres. O que havia ali era um verdadeiro mercado estabelecido para a venda de animais a serem oferecidos como sacrifícios. Além disso,  existiam também os cambistas que trocavam moedas romanas por judaicas, já que estas eram aceitas para o pagamento da taxa de manutenção do templo. O culto tornou-se um negócio lucrativo para os sumos sacerdotes.

Diante desse quadro de abuso espiritual, falta de temor a Deus e injustiça, eu diria que o Cordeiro virou um Leão! Jesus não tolera que transformem a casa de Deus em um mercado. O texto bíblico afirma que ele fez um chicote de cordas e expulsou os animais e seus donos, virando as mesas dos cambistas e colocando todo mundo para fora do pátio do templo.

A atitude de Jesus no templo, por ocasião da Páscoa, revela o caráter do Deus que não cruza os braços ao ver a injustiça prevalecendo. A face de Deus que se revela em Jesus Cristo é um rosto totalmente voltado para o ser humano, especialmente para aqueles que sofrem algum tipo de exploração e violência que os privam de desfrutar de uma vida plena.

Na Páscoa celebramos a ação do Cristo Libertador em favor de toda a humanidade. Jamais esqueçamos que “Foi para a liberdade que Jesus nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.” Gálatas 5.1

Feliz Páscoa!

Bebeto Araújo | Missão Aliança Brasil