Na terra
como é no céu
A Missão Aliança é uma organização de base cristã, de caráter diaconal e interdenominacional, criada em 1901 na cidade de Oslo (Noruega). Além do Brasil, estamos presentes na China, Camboja, Filipinas, Vietnã, Libéria, Serra Leoa, Nepal, Bolívia e Equador. No Brasil os trabalhos são desenvolvidos a partir do Escritório de Representação localizado na cidade de Curitiba.
Diaconia é a nossa plataforma: Diaconia é o termo que resume e descreve o trabalho da Missão Aliança. A Diaconia é o evangelho em ação e se expressa através do amor ao próximo, da luta por justiça, da partilha da fé e do cuidado com o meio ambiente.Nossas ações estratégicas são guiadas pela visão de trabalhar junto com parceiros locais e redes de amplitude nacional para criar oportunidades de vida plena para os que mais sofrem com a desigualdade social e a pobreza.
Visão
Na terra como no céu.
Missão
Promover dignidade em um mundo injusto.
Objetivos Gerais
Compartilhar a fé, combater a pobreza, promover a justiça.
Valores fundamentais:
Nossos valores fundamentais apoiam nossa visão, moldam nossa cultura, refletem o que valorizamos e nos inspiram à ação. Nossos principais valores são
Proximidade:
Queremos estar próximos das pessoas que servimos e dos nossos parceiros. O nosso trabalho nasce da escuta das pessoas locais a respeito das suas reais necessidades. O nosso modelo é Jesus de Nazaré, que se aproxima de um cego e lhe pergunta: “que queres que eu te faça?”.
Competência:
Nos esforçamos para manter-nos atualizados profissionalmente e servirmos as pessoas com excelência. Na relação com os nossos parceiros valorizamos o profissionalismo, a confiança e a aprendizagem mútua. Buscamos servir com excelência, é isso que Deus espera de nós.
Coragem:
Temos um compromisso radical com a defesa da vida das pessoas que encontram-se em situação de desvantagem social e econômica. O processo de defesa de direitos e promoção da justiça demanda “espírito de coragem, amor e prudência”.
Onde estamos:
Como atuamos:
Trabalhamos no Brasil com e a partir de comunidades cristãs e entidades sociais presentes em áreas de alta vulnerabilidade socioeconômica. O foco no relacionamento com a igreja local e a parceria firmada com uma organização social a ela vinculada, é a base para uma aliança tripartite que viabiliza um aporte conceitual e econômico para o desenvolvimento de projetos diaconais que trazem alívio e uma nova perspectiva de vida para os que estão à margem da sociedade e para os que mais sofrem as terríveis consequências da desigualdade social, tais como: violência, educação e saúde precárias, desemprego, abuso sexual, preconceito, fragmentação familiar, gravidez precoce, etc.
Incentivamos todos os nossos parceiros locais a trabalhar de maneira articulada e propositiva com o poder público, sem perder a sua capacidade de denúncia e enfrentamento de desvios de conduta, má gestão de recursos públicos, omissão e violação de direitos humanos – ou seja, sem perder a sua “voz profética”.