Como a igreja pode exercer diaconia em tempo de coronavírus?

por Bebeto Araújo

A Bíblia conta, em grande parte, histórias sobre pessoas comuns e suas vidas cotidianas.

Elas incluem experiências de seca e fome, sofrimentos devido à guerra e a violência, e um medo constante de ser atingido por doenças ou infortúnios.

Essas experiências da vida cotidiana, por um lado, lembraram as pessoas de sua vulnerabilidade, mas também as encheram de admiração e esperança ao verem a grandeza e generosidade de Deus se manifestando em seu favor por meio da compaixão e do serviço de homens e mulheres que decidiram “amar o Senhor com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente” e “amar os outros como a si mesmo”.

Toda vez que uma pessoa, tocada pela fé em Jesus Cristo, se coloca ao lado de alguém que está sofrendo para ajudar na superação de tal situação, está fazendo diaconia¹. Todo discípulo e discípula de Cristo é chamado e chamada a ser um canal pelo qual a bondade de Deus chega às pessoas que se encontram em situação de sofrimento. Existem inúmeras maneiras de exercermos a nossa vocação diaconal, de um jeito seguro e responsável, durante esta pandemia do novo coronavírus que se espalha por nossas cidades. Algumas sugestões práticas:

Visite” as pessoas e ofereça uma oração e uma palavra bíblica de encorajamento através de um telefonema ou outros meios disponíveis.

Ofereça apoio prático às pessoas que formam os grupos de risco e que não devem sair de casa em hipótese alguma. Se você não é deste grupo e não apresenta sintomas, pode se oferecer para ir, por exemplo, ao supermercado, à farmácia, à padaria.

Mobilize pessoas para montar kits com materiais de higiene pessoal e limpeza doméstica para distribuir nas comunidades mais pobres que não dispõem dos recursos para as ações básicas de prevenção.

As escolas fecharam. A merenda escolar é uma refeição importantíssima para muitas crianças em bairros pobres da periferia. Mobilize as pessoas da sua igreja para garantir a segurança alimentar e nutricional de crianças que passarão fome enquanto as aulas estiverem suspensas.

Por fim, mantenha os vínculos de fé e amor com os irmãos e irmãs através da oração diária. Que tal combinar para que todos, onde estiverem, se unam em oração às 7h e às 19h?

Eu estou convencido de que Deus quer usar a nossa vida para trazer esperança, alegria e segurança para os mais vulneráveis. É hora de sermos igreja para além do templo, do domingo, do culto e do pastor. Vamos diaconar?!

1 Diaconia é uma palavra grega, utilizada cerca de cem vezes no Novo Testamento, que significa serviço ou ministério. O termo é utilizado tanto para referir-se ao serviço mútuo entre as pessoas, quanto para o ministério de Jesus no mundo – “Pois o próprio Filho do homem não veio para ser diaconado/servido, mas para diaconar/servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” (Mc 10.45).