Mudanças em projetos de Joinville

Projeto Missão Criança aumenta atendimento às crianças

O Projeto Missão Criança Jardim Paraíso, em Joinville, Santa Catarina, dobrou a carga horária de atendimento às crianças desde o ano passado. Este ano, a iniciativa conta com mais uma professora para trabalhar com o apoio pedagógico e com aulas de esporte em período integral – em 2015 os esportes eram oferecidos somente em meio período. No total, o projeto atende 160 crianças de seis a 17 anos nas aulas de esporte e 57 crianças de seis a 11 anos no apoio pedagógico.

De acordo com a coordenadora do Projeto Missão Criança, Eunice Butzke Deckmann, as turmas vêm ao projeto espontaneamente, através de indicações das escolas do bairro e também são identificadas pelas visitas feitas pelo próprio Missão Criança. Cada aluno participa das atividades no contra turno escolar e pode escolher quais serão os esportes praticados. Hoje o projeto oferece aulas de vôlei, basquete e futsal, mas as opções mudam conforme a necessidade e interesse das crianças.

Projetos em Joinville passam a fazer parte de Instituto

Os projetos Missão Criança Jardim Paraíso e Missão Morro do Meio, em Joinville, Santa Catarina, passaram a fazer parte do Instituto Luterano de Obras Sociais (Iluos). O Instituto vai fazer a administração dos dois projetos, possibilitando assim a captação de recursos financeiros e convênios em esferas governamentais e no meio empresarial.

No Brasil, a legislação não permite a captação de recursos por instituições religiosas, o que dificulta a manutenção do serviço diaconal nos projetos. A partir da criação do Iluos será possível viabilizar as iniciativas através de um novo estatuto voltado para área social que permita a participação em editais públicos, a assinatura de convênios com instituições governamentais e adequação  às leis que regem os trabalhos no terceiro setor.

Para a coordenadora do projeto Missão Criança Jardim Paraíso, Eunice Butzke Deckmann, o Iluos vem para dar mais visibilidade e fortalecer os projetos. Já para Nilson Werich, coordenador o Projeto Missão Morro do Meio, o instituto vai permitir a aproximação dos projetos diaconais  apoiados pela Missão Aliança em Joinville. “Tenho a convicção de que os trabalhos realizados nos dois projetos têm grande relevância na sociedade, além de transformar várias vidas ao longo dos anos. Agora temos a possibilidade de melhorar ainda com a constituição do Iluos”.