Bebeto Araújo, representante ministerial da Missão Aliança no Brasil, foi convidado pela Igreja Evangélica de Angola (IEA) para uma visita ao país africano. A viagem a Angola foi resposta a um convite feito pelo Reverendo Estanislau Barros, Secretário Geral da Igreja Evangélica de Angola (IEA). A “ponte” entre a IEA e a Missão Aliança foi realizada pelo Dr. Diedone Panzo, da World Mission Prayer League, que atuou no Equador em parceria com “Paz y Esperanza” e havia visitado o Brasil com o Sr. René Morales (Misión Alianza Ecuador) para participar do Encontro Nacional da RENAS em 2014, na cidade de Curitiba.

Em 6 dias de atividades, Bebeto pode conhecer a dura realidade local. O país está enfrentando uma grave crise por ter a sua economia completamente dependente do petróleo. A corrupção e privilégios sem fim dos que governam a nação com “mão de ferro” também configuram grandes desafios sociais. “Pude ministrar a Palavra de Deus, encorajando os irmãos e irmãs a assumirem uma postura proativa e empreendedora frente aos inúmeros desafios enfrentados em suas comunidades. Um desafio para agir como Jesus agiu, vendo as necessidades que feriam o coração de Deus, sentindo compaixão e fazendo algo para mudar a situação”, comenta o representante ministerial.

A agenda incluiu além de palestras e encontros com líderes eclesiásticos, professores, estudantes e autoridades locais, visitas a comunidades na periferia de Luanda e também nas províncias do Bengo e Zaire. Bebeto pôde apresentar o trabalho da Missão Aliança, falar sobre a Diaconia bíblica e o papel do cristão como agente de transformação social.

A atual liderança nacional da Igreja Evangélica de Angola tem apontado para a área de formação de liderança local como seu principal desafio. A Missão Aliança recebeu um grande apelo por parte de diversos dirigentes e supervisores regionais para que fossem pensadas formas de cooperar com a capacitação de líderes em várias áreas.

“Os desafios são enormes, mas acredito que a Missão Aliança no Brasil pode servir a Igreja Angolana. Os líderes de juventude com quem conversei expressaram um forte desejo de serem treinados para fazer diferença em seu país. Esse público tem um grande potencial – cerca de 70% dos angolanos tem menos de 25 anos de idade”, conclui Bebeto Araújo.

Como ponto de partida foram distribuídos alguns exemplares do livro “Igreja: agente de transformação” para pessoas chaves da liderança nacional. As despesas com passagem aérea, hospedagem e alimentação em Angola foram pagas pela IEA.